16 março, 2010

500 Days of Summer

Realização: Marc Webb
Interpretação: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel
Ano: 2009

       500 Days of Summer é uma história sobre uma rapariga que não acreditava no amor, e o rapaz que se apaixona por ela.
       Logo no inicio do filme o espectador é transportado directamente para momentos depois do rompimento da relação entre Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel). Tom encontra-se destroçado e perdido, enquanto os amigos que o rodeiam procuram uma forma de o animar.
       Só depois é nos dado a conhecer um pouco mais sobre as personagens e o que aconteceu até este momento, sendo todo o filme contado sob o ponto de vista de Tom, enquanto este relembra os momentos que marcaram a sua vida com Summer, antes e depois desta ter acabado a relação.
       A narrativa não é linear, avançando e retorcendo dias, principalmente de forma a comparar quem era Tom durante a relação, e o impacto que o rompimento desta teve nele. Apesar de a história estar constantemente a saltitar entre o passado e o presente, isto nunca confunde o espectador, sendo toda ela bem perceptível.


       500 Days of Summer é um filme sentimentalmente forte, chega a ser cruel. O filme é frio com o público, mas sobretudo, verdadeiro. Para quem procura um romance com final feliz e fácil de digerir deve, sem dúvida, evitar este título. No entanto, não é apenas um filme triste e dramático. Há espaço para comédia e para momentos adoráveis entre o casal. É sem dúvida um filme bastante completo, retratando de forma pura todas as emoções de uma relação: Desde os primeiros sinais de desejo até ao término.
       Uma obra realista e verdadeira, retratando aquilo que já aconteceu um pouco pela vida de muitos de nós.
       Ideal para quem começa a exigir algo mais original da Sétima Arte.

.João Miranda
[8.5/10]

1 comentários:

Absiin disse...

Vi, novamente graças a ti, e adorei! Todo o enredo do filme, do inicio ao fim é simplesmente cativante... Adorei! Obrigada pela dica João :)

Enviar um comentário