19 abril, 2011

Blue Valentine

Realização: Derek Cianfrance
Interpretação: Ryan Gosling, Michelle Williams
Ano: 2010

Blue Valentine conta-nos duas histórias. Numa vemos o nascer de uma paixão entre um rapaz e uma rapariga, desde as primeiras tentativas de conquista e os primeiros encontros até que os dois acabam por formar um casal. A segunda história mostra-nos um casal de marido e mulher, já com uma filha de 6 anos, com uma relação e um sentimento a desvanecer-se simplesmente pela falta de paciência de o manter. O que torna Blue Valentine um filme interessante é que ambas as narrativas retratam o mesmo casal.
Já se tornou claro que o público começa a aborrecer-se de romances onde tudo é bonito e perfeito e começa a apreciar o lado mais realista dos mesmos. Prova disso é o sucesso de filmes como 500 Days of Summer que é hoje um dos favoritos de muitos, ou o já clássico Eternal Sunshine of The Spotless Mind, um dos primeiros filmes a retratar uma relação amorosa de forma realista, com todas as imperfeições que esta acarreta.


Blue Valentine segue a mesma linha desses dois filmes. No presente vemos Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) como um casal já cansado e aborrecido que decide tentar reacender a chama numa relação cada vez menos ardente. Em flashbacks são retratados os primeiros momentos do romance, que tal como os primeiros momentos das relações fora do ecrã, também eles eram perfeitos e com um sentimento que parecia nunca ter fim.
Embora igualmente belas, as narrativas são verdadeiros opostos. A acompanhar isso temos a fotografia de Andrij Parekh, mostrando o passado de forma colorida e viva e o presente de uma forma triste e sombria. Ao mesmo tempo, Ryan Gosling e Michelle Williams conduzem essa dualidade de tons e sentimentos interpretando duas facetas distintas de cada personagem: Aquilo que eram no principio e no fim da relação. No fundo são as mesmas pessoas, e o espectador sente isso. O que mudou foi a forma como olhavam uma para a outra.
É um filme minimalista. E numa altura em que o cinema aposta cada vez mais em estruturas complexas, seja a nível narrativo ou visual, Blue Valentine destaca-se mesmo pela simplicidade que o acompanha em todas as arestas. Não existem aqui cenários muito diferentes daqueles que vemos todos os dias, nem personagens complexas, conseguindo assim acompanhar o realismo da narrativa. É um filme humilde, em que os momentos que ficam na memória do espectador são episódios simples da história do casal. Quem o viu, certamente não esquecerá momentos como a dança de Cindy ao som de uma melodia de Dean.
Blue Valentine é uma história de amor que retrata tanto a parte bela como a dolorosa do sentimento, pegando numa história que acontece aqui e ali para a tornar numa verdadeira obra de arte.

.João Miranda
[7/10]

1 comentários:

Bảo Ngọc disse...

Dựa vào nguồn gốc xuất xứ: https://kronopolvietnam.com/tat-tan-tat-ve-san-go-ba-lan-kronopol-sieu-chiu-nuoc/ Sàn gỗ Ba Lan chịu nước Kronopolvietnam.com có nguồn gốc từ các nước đều có khả năng chịu nước tốt như : sàn gỗ công nghiệp Malaysia , Đức, Thụy Sĩ…. là những sàn gỗ có khả năng chịu nước tốt. Sàn gỗ công nghiệp Trung Quốc hầu như là có khả năng chịu nước kém nhất.

Enviar um comentário